Curso Segredos do Programa Casa Verde e Amarela

O sorteio do Minha Casa, Minha Vida pode ser um divisor de águas no sonho da casa própria.

Este é um sonho faz parte da lista de conquistas de 9 em cada 10 pessoas, porém as dificuldades financeiras vividas por muitos brasileiros atualmente, têm tornado a sua realização cada vez mais difícil.

Com o programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, essa realidade pode mudar para muitas pessoas com a chance de finalmente conquistar a casa própria e sem um custo “alto”.

homem negro entregando chaves de uma casa. sorteio do minha casa, minha vida
O sorteio do Minha Casa Minha Vida dá chance à milhares de pessoas a participarem do programa

Lançado em 2009, o programa traz uma série de exigências e pré-requisitos que devem ser atendidos para que a pessoa participe do primeiro passo, que é ser selecionada para os sorteios, responsáveis por ofertar cartas-convites.

A partir daí então, os participantes podem entender outros detalhes do programa.

Entender como funciona o sorteio do Minha Casa, Minha Vida

Muitas pessoas podem estranhar o fato de acontecer um “sorteio” quando procuram informações sobre o Minha Casa, Minha Vida.

Mas, essa fase é muito importante e precisa ser compreendida por todos aqueles que têm interesse de se beneficiar do programa.

O sorteio é uma das etapas do programa que garantem a casa própria e, tecnicamente, ocorre logo após os processos de seleção – depois da verificação de todos os requisitos exigidos.

O sorteio não é apenas um capricho do programa. Pelo contrário, é uma maneira de ser justo com todos os inscritos que atendem os requisitos presentes na lei para não favorecer uma ou outra pessoa.

Existem algumas exceções onde pessoas, por lei, passam a ter uma grande prioridade a partir desses sorteios por conta de suas condições.

Entre as pessoas com prioridade estão famílias com crianças diagnosticadas com microcefalia, pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, e vítimas de desabamentos ou moradores de áreas de risco.

A ideia de Sorteio do Minha Casa, Minha Vida

O interessante da ideia de sortear as pessoas que serão contempladas com a carta-convite é que o modelo é semelhante à um consórcio comum.

No entanto, as semelhanças são mínimas. Para entender melhor o processo, o consórcio permite “desenhar” com mais precisão a forma de seleção do programa.

Mas não confunda as coisas, a semelhança é apenas neste tópico, pois o programa não fará você pagar mensalidades antes de ser contemplado.

Pelo contrário, após ser sorteado a pessoa recebe a carta-convite com informações de datas e horários de reuniões sobre valores, prazos de entrega de documentos solicitados, assinatura do contrato e outros.

A carta-convite é crucial. É com ela que você pode começar a colocar um dos pés na sua casa própria.

Sem a carta você não saberá informações desta reunião, e portanto, você pode não comparecer ao compromisso e perder sua vaga.

Por isso, é de extrema importância se manter atento a todos os processos, inclusive, o sorteio.

Consulte unidades especializadas no programa e entenda mais sobre o processo.

Compartilhar é se importar!

Participe da discussão

1554 comentários

  1. gostaria muito de ter uma casa nao tenho condiçoes de pagar um valor alto ganho um salario por mes e nao consigo ficar pagando aluguel estou passando dificuldades

    1. Preciso muito de parar de pagar aluguel. Tenho um filho mora comigo tem deficiencia continuada nao posso trabalha espero poder mim cadastra pra o sorteio minha casa minha vida

    2. Me escrevi mas ainda nao sei se fui incluida no programa como fasso para saber se consegui

    3. EU. QUERO. SABER. QUANDO. VAI. TER. O PROGRAMA. MINHA CASA MINHA. VIDA. EM. GUAÍBA. EU JAIR. QUERO. SAIR. DO ALUGUEL. TENHO. O SONHO. DE TER. A CASA PRÓPRIA.

    4. Meu nome e rosalina silva dos santos eu moro de farvor nao telho ode mora gralho 700 reas por mes como faxina eu pressiso muito

    5. Eu gostaria muito de ganhar uma casa minha casa minha vida pois moro de favor , so altonomo, não tenho condições de compra uma casa…

    6. Bom dia autoridades eu estou todos os dias sonhando e pedindo o papai do céu q toque nesse corações da autoridade q me ajude aganhar a minga casa própria sou doméstica mas nunca falho com as minhas dividas e o meu aluguel moro a 43 anos de aluguel pedindo a meu SENHOR q demarra benção espirituais no coração dos q autoriza a casa própria pro cidadão e com o hulmilde cora
      ção me ajude a ganhar a minha casa própria e aq eu vou terminando com essa pequeno clamor obrigado e q Deus seja louvado AMÉM

    7. Gostaria de poder fazer estou pagando aluguel,tenho 2 filhas pequenas e as coisas estão muito difícil pra mim,uma das pequenas é deficiente auditiva,as duas fizeram fisioterapia, estou sem trabalho vivendo de bico quando surge ,porém o aluguel é algo muito ruim eu tenho sonho de ter uma casa,pagar o valor da casa própria do que pagar aluguel

    1. Gostaria de saber quando é que eu vou ganhar minha casa pelo governo minha casa minha vida já fiz o cadrasto em 2012 é estou aguardando gostaria de ter uma resposta

      1. Boa noite, Elivania Sales dos Santos! Vc tem q atualizar o seu cadastro, eu também me cadastrei dois anos depois q vc se cadastrou isso em 2014, no mês passado eu tive q atualizar pois estava desatualizado…

        1. Oi gostaria de saber quando vai ser o sorteio da habitação praia grande jardim melvi

      2. Estou esperando desde essa época também infelizmente tem gente que não precisa e ganha depois venderam as casas e nós que realmente precisamos ficamos sem.